Teologia Básica

Teologia (do grego “theos” (divindade) e “logos” (palavra ou estudo). No sentido literal é o estudo sobre Deus.

A origem histórica do termo em questão nos remete à Hélade, também chamada de Grécia Antiga. Era utilizada inicialmente para descrever o trabalho de muitos poetas, que tentavam dar uma noção de como era Deus Jeová.

Os teólogos eram os que faziam poesias e estudos sobre Deus e sobre seus feitos, suas virtudes, suas emoções. Entretanto, não era uma análise e, sim, uma narração dos feitos que se pareciam com os feitos humanos e as suas virtudes.

Somente na Idade Medieval é que o termo deixou de lado o conceito poético e passou a ser considerado como assunto de filosófico e teológico.

Partindo do princípio da definição do termo “Teologia”, ela é edfinida como “o estudo das manifestações sociais de grupos em relação à divindade”.

Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas.

No cristianismo, isso se dá a partir da Bíblia. O teólogo Karl Barth definiu a Teologia como um “falar a partir de Deus”. O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões. 

O Renomado Teólogo Santo Agostinho tomou o conceito de Teologia Natural como única teologia verdadeira dentre as três difundidas em sua época.  Podemos então dizer que a Teologia é o estudo dos fenômenos religiosos partindo de DEUS.

A Teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana. Esses dados são organizados no que se conhece como Teologia Sistemática.

O Ministério do Trabalho, através do CBO – Código Brasileiro de Ocupação – classifica a Teologia como sendo ocupação (atividade) com o devido registro: CBO-MTE 2631-15

Mais informações, nos chame no WhatsApp, de Segunda a Sexta-feira, das 09h as 18h.
https://chat.whatsapp.com/LhVhgIMafYY9fc8Vwhqb27


GRADE CURRICULAR

Angelologia
Bases Doutrinárias
Bibliologia
Comunicação Cristã
Cristologia
Demonologia
Eclesiologia
Escatologia
Evangelismo
Exegese
Hermenêutica
Homilética
Introdução a Teologia
Pneumatologia
Psicologia
Psicologia da Religião
Religiões, Seitas e Heresias
Teologia
Teologia Contemporânea
Teologia da Trindade
Teologia Pastoral
Teologia Sistemática